Postado por: Raquel Borsari em 23/jan/2014 |

Campanha de vacinação contra HPV terá início no dia 08 de março em Caratinga

Meninas de 11 a 13 anos precisam ser vacinadas

bruno

Coordenador do setor de imunização, Bruno Ramos Albano

O Ministério da Saúde anunciou que a vacinação contra o vírus HPV terá início no mês de março em todo o País. O público alvo será meninas de 11 a 13 anos. Nesta quinta-feira (23/01) a Secretaria de Saúde adiantou detalhes do projeto.

 

O papiloma vírus humano, conhecido como HPV, é uma das principais causas do câncer de colo de útero e o terceiro tipo mais frequente de câncer entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto. Em Caratinga a campanha terá início no dia 08 de março com o dia D, de massificação das atividades. De acordo com o coordenador do setor de imunização,Bruno Ramos Albano, será fidelizada uma parceria com as escolas e a vacinação ocorrerá no ambiente escolar.

 

 

Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV:

6, 11- ligados a 90% das verrugas genitais
6 e 18 – ligados a 70% dos casos de câncer de colo do útero

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV. Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença. Em 2015, o público-alvo serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos.

Os profissionais da saúde temem por um preconceito e/ou rejeição à campanha tendo em vista a faixa etária do público alvo. Mas o objetivo é conscientizar a população para o problema. Os pais que recusarem a vacinação das filhas serão submetidos à assinatura de um termo de responsabilidade.

Para se vacinar bastará apresentar o cartão de vacinação ou um documento com foto. A imunização é feita em três doses. A primeira aplicação no dia 08 de março, a segunda 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois.

 

vacinacao




Loading Facebook Comments ...
 





    

Banner-Super-Canal

santamonica1foto1 (1)favenicdsl