Postado por: Raquel Borsari em 07/dez/2018 |

Diocese de Caratinga celebra 60 anos de sacerdócio de Monsenhor Raul Motta

Santa Missa de Ação de Graças acontece nesta sexta (07) na Catedral de São João Batista

Um dia festivo para a Igreja Católica. A Diocese de Caratinga está celebrando nesta sexta-feira (07/11), o Jubileu Sacerdotal de Diamante de Monsenhor Raul Motta de Oliveira, pároco emérito da Catedral de São João Batista.

As celebrações se iniciaram bem cedo, às 07h, com a Santa Eucaristia, concelebrada pelos padres Moacir Ramos Nogueira e Humberto Boreli. Logo depois da missa presidida pelo Monsenhor Raul, um café da manhã foi realizado no Centro de Pastoral São João Batista. Momento em que ele recebeu uma Moção de Louvor e Aplausos da Câmara de Vereadores.

O ponto alto deste dia festivo, segundo padre Moacir, será a Santa Missa de Ação de Graças pelos 60 anos de sacerdócio de Monsenhor Raul, que acontece às 19h desta sexta, na Catedral.

Nascido em Inhapim no dia 5 de julho de 1929, Monsenhor Raul contou que desde criança desejava ser padre, mas veio a adolescência e não quis mais o sacerdócio. Monsenhor Raul começou a trabalhar e aprendeu o ofício de tipografia. Em 1945, ele foi morar em Governador Valadares, onde viveu por três anos, trabalhando como tipógrafo. Foi naquela época que Monsenhor descobriu o chamado para o sacerdócio.

“Eu era católico e pertencia à Congregação Mariana, mas foi em 1947 que eu senti esse chamado forte para ser padre. Eu estava me preparando para fazer o exame em Resende, no Rio de Janeiro, para ser sargento da aviação, quando o padre Othon me interpela: ‘Raul, você já quis ser padre? Não quer ainda? Não padre, já esqueci. Reza um pouco, eu vou rezar por você’. De fato, a oração abriu o horizonte para mim. Aquele chamado direto do padre Othon me assustou no começo, mas depois fui me acalmando e no fim do ano decidi ir para o seminário”, disse Raul.

Após receber o convite do padre Othon, em março de 1948, Monsenhor Raul foi para o seminário da cidade mineira de Mariana, onde estudou 11 anos até sua ordenação. Dos 60 anos de sacerdócio de Monsenhor Raul, boa parte deles dedicados à Catedral.

Hoje, aos 89 anos, Monsenhor Raul é um exemplo de fé, humildade e simplicidade. Padre Humberto Boreli, pároco emérito da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Santo Antônio, falou da felicidade de participar deste momento festivo para a igreja. Padre Moacir convida a todos os fiéis católicos para participarem da missa em ação de graças pelos 60 anos de sacerdócio de Monsenhor Raul.




Loading Facebook Comments ...

insta media tv supercanal