Postado por: Raquel Borsari em 29/nov/2018 |

Balanço: Festival Gastronômico Buteco é Coisa Nossa encerra com números positivos

Evento movimentou milhões de reais na economia local, segundo a prefeitura

A programação do Festival Gastronômico Buteco é Coisa Nossa durou um mês. Durante os 30 dias de evento, do dia 17 de outubro a 17 de novembro, 32 atrações musicais se apresentaram nos palcos do festival.
Esta edição do Buteco é Coisa Nossa teve a participação de 30 músicos de Caratinga, da banda 14 Bis, uma das atrações mais esperadas, e do grupo Bolêros do Samba.

Esta semana, o turismólogo da Prefeitura de Caratinga, Ramon de Carvalho, um dos envolvidos na organização do Buteco é Coisa Nossa, apresentou os números e falou sobre o sucesso desta edição, que movimentou milhões de reais na economia local.

“Utilizamos do recurso do ICMS Turístico que é destinado para este tipo de ação. É um recurso carimbado. Com isso, nós conseguimos movimentar durante 30 dias cerca de R$ 2 milhões de reais na economia local. Essa movimentação envolve desde os oito bares participantes até os outros setores da economia da cidade. Lojas, salões de beleza, taxistas, hotéis, uma séria de áreas que acabam sendo positivamente impactadas com a realização do evento. Geramos também 200 postos de trabalho diretos e indiretos”, disse o turismólogo.

O festival começou com o Circuito de Bares, que percorreu os oito estabelecimentos selecionados, por meio de um edital de chamada pública, publicado em setembro pela prefeitura. O intuito do evento gastronômico é promover a cultura e a culinária de boteco, além de aquecer a economia local. Um público estimado em 500 pessoas passou por cada bar.

Os pratos criados pelos bares participantes foram as estrelas do festival gastronômico. Diferente de outras edições, este ano não houve disputa entre os bares para eleger o melhor prato. Mas cada estabelecimento criou seu prato para o Buteco é Coisa Nossa.

Uma megaestrutura foi montada na ‘Praça da Estação’ para receber o público e os artistas durante os quatro dias da festa de encerramento do Buteco é Coisa Nossa. Um público flutuante de aproximadamente 15 mil pessoas lotaram a Praça da Estação para tomar aquela cerveja gelada, saborear comida de boteco e curtir uma boa música, nos quatro dias de festa.

No total, 120 policiais militares garantiram a segurança do evento. O evento é uma realização da prefeitura e do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR). O prefeito Welington Moreira comemorou o sucesso do Buteco é Coisa Nossa e ressaltou sobre a importância de movimentar a economia local devido à crise financeira de Minas Gerais, que vem afetando os municípios mineiros.

“Isso é gratificante para a gente e o objetivo foi alcançado de forma expressiva. Demonstrou que a escolha foi correta da equipe que trabalhou. Eles abraçaram a causa juntamente com toda a administração municipal. E, a gente tem a certeza absoluta que, após conversa com todos os setores de comércio do nosso município, que a ação foi altamente positiva e aquilo que se esperava foi ultrapassado durante o evento”, disse o prefeito.

 

Sequence 03.00_00_00_29.Still001 Sequence 03.00_00_10_11.Still002 Sequence 03.00_00_14_25.Still003 Sequence 03.00_00_17_08.Still004 Sequence 03.00_00_24_05.Still005 Sequence 03.00_02_22_25.Still006 Sequence 03.00_02_27_08.Still007 Sequence 03.00_02_50_16.Still008

 

 




Loading Facebook Comments ...

insta media tv supercanal