Postado por: Raquel Borsari em 27/nov/2018 |

Caratinguense Ana Laura conquista o primeiro ouro para Minas Gerais no ciclismo nos Jogos Escolares da Juventude 2018

A jovem ciclista conquistou três medalhas na etapa nacional do maior evento estudantil esportivo do Brasil, todas elas de ouro

A jovem ciclista caratinguense Ana Laura conquistou três medalhas de ouro na modalidade de ciclismo feminino dos Jogos Escolares da Juventude – maior evento estudantil esportivo do Brasil – que foram disputados em Natal, no Rio Grande do Norte (RN).

Ana Laura competiu na categoria de 12 a 14 anos e venceu as provas do contrarrelógio (500 m) com o tempo de 45s270, por pontos (10 km) e de resistência (20 min mais uma volta). “Eu estou super feliz porque eu não esperava isso tudo. Foram bem disputadas [as provas]. Porque foi uma atleta de cada estado, então, a melhor que tinha, e sair como campeã foi muito bom”, destacou Ana Laura.

A atleta do ciclismo tem 14 anos e é estudante da Escola Estadual Princesa Isabel, em Caratinga. Ontem (26/11), a Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio da Superintendência Regional de Ensino (SRE), promoveu um café da manhã para homenagear e presentear a atleta.

“A gente está envaidecido, realmente, de ver como ela vem se destacando, é disciplinada, tem garra e persistência. Esse sucesso dela tem nos deixado muito feliz”, disse Daniella Dutra de Paiva, analista pedagógica da SRE.

“A escola se sente muito orgulhosa. Nós acompanhamos a Ana Laura durante o ano de 2018 e ela já se mostrava uma aluna-atleta muito dedicada. Nós apostávamos nessa vitória fruto dessa dedicação e dessas etapas que ela disputou anteriormente a esses Jogos Escolares da Juventude. Nós nos sentimos muito felizes e orgulhosos porque ela levou ao Brasil o nome da Escola Estadual Princesa Isabel, da nossa cidade e também do Estado de Minas Gerais”, comentou Elaine Lucas Barroso Vieira, diretora da escola.

“O ciclismo começa no JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) na etapa estadual. Ela foi para Uberaba esse ano e lá na etapa estadual disputou as três provas e se tornou campeã. Então, ela trouxe três medalhas de ouro da fase estadual, se consagrando como a melhor do Estado. Com essa conquista, ela foi para os Jogos Escolares da Juventude e também conseguiu três medalhas de ouro. Isso nos deixou ainda mais orgulhosos. Porque Minas também ainda não tinha participado da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Então, foi a primeira vez de Minas nessa modalidade”, completou Daniella Dutra.

“Então, isso para nós não tem preço. É motivo de muita alegria. Parabenizamos a Ana Laura, a família e a escola em nome da Secretaria de Educação e de toda a SRE. Ana Laura representa todos os alunos da escola pública e do esforço dos nossos professores de Educação Física. Para que o esporte tenha qualidade nas nossas escolas. E, também representa a Prefeitura de Caratinga”, disse Landislene Gomes Ferreira, diretora da SRE.

“A atleta como a Ana Laura para o município de Caratinga representa muito. Ela engradece o benefício, que é o Bolsa Atleta, e mostra para todas as pessoas da cidade que é possível isso acontecer. Incentiva atletas de todas as idades. Ela tem 14 anos, é uma atleta grandiosa e já faz parte desse projeto, que é o Bolsa Atleta de Caratinga”, afirmou João Batista Pereira, superintendente de Esportes da Prefeitura de Caratinga.

A atleta é filha de Gustavo Vilela e Soraya Moraes e irmã de Gustavo Vilela Júnior. A família Vilela, como é conhecida, disputa diversas competições pelo Brasil afora no montain bike. Soraya se emociona com o feito inédito conquistado pela filha. “A gente fica muito feliz pelo esforço e pela dedicação dela. Porque vida de atleta não é fácil. Todo dia é alimentação, rotina de treino e descanso. Então, a gente vê o esforço dela durante o dia a dia e depois a recompensa que vem através das medalhas”, disse Soraya.

Ana Laura pratica montain bike desde os 7 anos de idade e coleciona cerca de 200 medalhas. E, tem hoje o apoio da atleta Raiza Goulão, destaque no cenário do mountain bike brasileiro, atual campeã pan-americana e representante do Time Brasil nos Jogos Olímpicos 2016. Inclusive, Ana Laura faz parte e defende o Time Raiza Goulão, um projeto da atleta.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005. A etapa nacional se encerrou neste último domingo (25) e contou com 14 modalidades. A etapa nacional movimentou Natal, levando esporte, educação e cidadania para cerca de 5 mil alunos-atletas de 2.157 escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros.




Loading Facebook Comments ...

insta media tv supercanal