Postado por: Raquel Borsari em 08/nov/2018 |
Superintendência de Ensino de Caratinga pede para que interessados não deixem para a última hora
A Superintendência de Ensino de Caratinga quer chamar a atenção das pessoas que têm o desejo de trabalhar na Rede Estadual de Ensino no ano de 2019. Desde o dia 29 de outubro as inscrições estão abertas e este prazo se estende até o dia 12 deste mês, às 18h. “A nossa preocupação é que muitas pessoas deixam para a última hora e isso gera um acúmulo que pode até dificultar estas inscrições. Então nós informamos que as inscrições já estão abertas, através do site: www.designaeducacao.mg.gov.br .”, explicou Landislene Gomes, Diretora da SRE de Caratinga.
O candidato pode se cadastrar e efetivar as inscrições para concorrer às funções públicas para Professor, Especialista, Assistente Técnico ou Ajudante de Serviços da Educação Básica, e ainda para o cargo de Analista Inspetor Escolar nas Superintendências de Ensino. “Para estar fazendo esta inscrição, a gente pede que tenham em mãos, no momento, o tempo de serviço (que você vai estar colocando lá, que é para sua classificação) e os documentos de escolaridade e pessoais, necessários para esta inscrição.”, destacou Landislene.
A novidade para 2019 é que as inscrições foram divididas em duas etapas. No primeiro momento (de 29/10 a 12/11) o candidato realiza o cadastro e pode efetuar até três inscrições: em cargos diferentes para o mesmo município; para a mesma função em municípios diferentes; e o candidato concursado – que já teve sua inscrição de ofício realizada pela Secretaria de Educação – pode validar esta inscrição prévia e ainda realizar uma segunda inscrição como habilitado e utilizando o tempo de exercício que tem nesta mesma função no Estado.
Já o segundo momento é que no dia 20 de novembro a Secretaria de Educação divulga uma classificação prévia, e, através dela, o candidato pode detectar algum erro que possa ter cometido na inscrição. “No dia 21, o sistema abre para o candidato entrar e fazer as eventuais correções, caso tenha errado nesta primeira informação. Esta novidade aconteceu porque a Secretaria vem aprimorando o sistema de inscrição e, em anos anteriores, algumas pessoas só descobriam que tinham realizado a inscrição errada já com aquela lista final, daí a pessoa já estava desclassificada.”, completou Marilene Barcellos Hott, Supervisora de Gestão de Pessoal e Inspetora Escolar.
No geral, os critérios de desempate são o fato do candidato ser concursado ou não, a escolaridade e o tempo. “O primeiro critério é o candidato concursado para aquele cargo e função para aquele município. O inciso II é o critério do candidato concursado para outro município ou outra SRE. Daí, depois vem a habilitação, tempo, idade e ordem crescente de classificação da inscrição.”, esclareceu Marilene.