Postado por: Raquel Borsari em 05/nov/2018 |

Centro Oncológico de Caratinga promove palestra sobre prevenção dos cânceres de mama e de próstata nesta quarta (7)

A inscrição é gratuita e pode ser feita por telefone ou pessoalmente na Casa de Saúde União

Segundo a publicação “Estimativa 2018: Incidência de Câncer no Brasil”, do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), estima-se, para o Brasil, para cada ano do biênio 2018-2019, que o tipo de câncer mais incidente em homens será o de próstata e em mulheres o de mama.

Cada vez mais é preciso falar disso. Nesse sentido, para reforçar as campanhas ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’, o Centro Oncológico de Caratinga José Alencar promove nesta quarta-feira (07), a 2ª Palestra de Conscientização e Prevenção dos Cânceres de Mama e de Próstata. A palestra será ministrada pela oncologista Samira Corrêa Cotta Carlos.

O evento acontecerá das 19h30 às 21h, na Sala Flex, que fica na Avenida Olegário Maciel, 382, no Centro, 3º andar. A inscrição para participar da palestra é gratuita. Para se inscrever, o interessado deve ligar para telefone (33) 3321 – 2222, ramal 06, ou ir pessoalmente até o Centro Oncológico de Caratinga, localizado no 4º andar da Casa de Saúde União.

A estimativa é de 60 mil novos casos de câncer de mama para os anos de 2018 e 2019, com um risco estimado de 56 casos novos a cada 100 mil mulheres. E, de 68 mil novos casos de câncer de próstata um risco estimado de 66 casos novos a cada 100 mil homens. No Brasil, os cânceres de próstata e de mama ficam atrás apenas do de pele não melanoma. A prevenção e o diagnóstico precoce são grandes aliados no combate ao câncer.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas: nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída de líquido anormal das mamas.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama. A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.




Loading Facebook Comments ...

insta media tv supercanal