Postado por: Raquel Borsari em 06/nov/2018 |

Campanha Novembro Azul: Batalhão da PM de Caratinga promove palestra para os militares

O objetivo do evento foi alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata

O laço rosa deu lugar a um laço azul com um bigode ao centro. Depois de a campanha Outubro Rosa conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, agora é a vez dos homens.

O mês e a cor mudaram, mas o objetivo não. A campanha Novembro Azul visa alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em prol desta campanha, o 62º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Caratinga promoveu durante a manhã de terça-feira (06/11), uma palestra para incentivar os policiais militares a cuidarem da saúde.

 

Sequence 33.00_00_22_03.Still004

 

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. Sua principal função é produzir um líquido de aspecto claro, que compõe o líquido seminal. O câncer de próstata é caracterizado pela produção anormal das células dessa glândula, que acabam se espalhando para outros órgãos.

O câncer de próstata é o mais incidente em todas as regiões do país e a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), para o Brasil, 68 mil novos casos de câncer de próstata são estimados para cada ano do biênio 2018-2019.

 

Sequence 33.00_00_18_22.Still002

 

O evento para despertar a atenção dos militares para os cuidados com a saúde masculina aconteceu no auditório da unidade. A palestra foi ministrada pelo fisioterapeuta Marcel Fernando, que destacou sobre a necessidade de os homens se conscientizarem e realizarem exames preventivos para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Uma alimentação saudável e atividade física também são recomendadas e ajudam a diminuir o risco de câncer. Prevenir é o melhor remédio contra o câncer de próstata e cuidar da saúde também é coisa de homem.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata. No entanto, idade, obesidade, sedentarismo e fumo podem ser fatores externos que contribuem para o aparecimento deste tipo de tumor.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e em suas fases iniciais não apresenta sintomas. A SBU mantém sua recomendação de que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.




Loading Facebook Comments ...

insta media tv supercanal