Postado por: Raquel Borsari em 11/out/2018 |

Semana do Idoso: interação entre os idosos marca terceiro dia do evento

Alertar a população sobre a importância de denunciar casos de violação dos direitos dos idosos e divulgar canais de denúncia como o Disque 100, foram os principais objetivos da Semana do Idoso

O evento contou com música ao vivo, muita dança, brincadeiras, sorteio de brindes e teve direito até a uma mesa de frutas. Tudo foi preparado com muito carinho. O terceiro dia da programação da 2ª Semana do Idoso foi marcado por interação entre o Conselho Municipal do Idoso (CMI) e a Pastoral da Pessoa Idosa.

O palco de toda esta interatividade foi a Praça Cesário Alvim, cartão postal de Caratinga, onde foi montada uma estrutura de tenda e de palco, para receber os idosos.

A assistente social e presidente do CMI, Gisele Rismo, fez uma avaliação positiva do evento. Várias atividades foram realizadas durante a semana. Um dos principais objetivos da Semana do Idoso, segundo Gisele, foi alertar a população sobre a importância de denunciar casos de violação dos direitos dos idosos, como maus-tratos, negligência e abuso financeiro. Além de divulgar os canais de denúncia, como o Disque 100.

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil, por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

O CMI é formado por representantes da sociedade civil e do governo municipal e tem o papel de fiscalizar e executar políticas relativas aos direitos dos idosos. Atualmente, o CMI está em diálogo com a Promotoria de Defesa dos Direitos dos Idosos, para reforçar as políticas públicas de atendimento e de proteção ao idoso.

O evento também contou com a participação Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que realizou a emissão da Caderneta de Saúde da Pessoa idosa. O evento também ofereceu aferição da pressão arterial e medição de glicose aos idosos. Para a Pastoral da Pessoa Idosa, foi gratificante participar do evento.

A Semana do Idoso foi alusiva ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. A data foi criada em 1991 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de cuidar das pessoas idosas e de fortalecer a luta pelos direitos do idoso. O fechamento do terceiro dia da Semana do Idoso foi marcado por uma carreata dos idosos eleitos rei e rainha do evento.




Loading Facebook Comments ...

insta media tv supercanal