Postado por: Raquel Borsari em 08/out/2018 |

Conheça a zerésima: documento comprova que cada urna usada no pleito tem zero voto

A zerésima é um relatório impresso imediatamente após o equipamento ser ligado

O jornalismo do Super Canal acompanhou no início da manhã de domingo (07/10) em uma das seções eleitorais, na Escola Estadual Engenheiro Caldas, em Caratinga, a emissão da zerésima. Você sabe o que é zerésima? É a primeira ação realizada no dia da votação e que reforça a confiabilidade da urna eletrônica. A zerésima é um relatório impresso imediatamente após o equipamento ser ligado.

Antes de o primeiro eleitor ficar frente a frente com a urna eletrônica, em cada uma das seções eleitorais, o presidente da mesa receptora de votos emite a zerésima na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos.

A zerésima atesta que cada urna usada no pleito tem zero voto e conta com o registro de todos os candidatos que participam da eleição.  Após a impressão da zerésima, o presidente da seção, os mesários e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes assinam o documento.

Ao final da votação, às 17h pelo horário local, o presidente da seção eleitoral deve digitar uma senha na urna para encerrar a votação. Em seguida, o equipamento emitirá cinco vias do boletim de urna (BU), outro relatório que reforça a transparência e segurança da urna eletrônica.

O BU contém os seguintes dados: total de votos recebidos por cada candidato, partido político, votos brancos, votos nulos, número da seção, identificação da urna e a quantidade de eleitores que votaram na respectiva seção eleitoral. Assim como a zerésima, o boletim de urna é encaminhado para a junta eleitoral.




Loading Facebook Comments ...

insta media tv supercanal