Postado por: Raquel Borsari em 27/nov/2013 |

Unec entrega de premiação para os selecionados do ENIC 2013

Novos talentos do conhecimento científico

Um evento extremamente importante do ponto de vista acadêmico, mas, sobretudo, que revela novos talentos do conhecimento. Nesta quarta-feira, 27, os professores Joaquim Felício Júnior – pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão – e José Aylton de Mattos – coordenador de Extensão -, foram anfitriões do III Encontro de Iniciação Científica (ENIC), do Centro Universitário de Caratinga (UNEC). O objetivo da cerimônia foi entregar a premiação dos cinco selecionados, que concorreram com outros 152 trabalhos.

 

O ENIC é destinado ao público em geral, estudantes de graduação ou pós-graduação, professores do ensino básico ou superior, pesquisadores, técnicos ou profissionais de quaisquer áreas. Nesta edição do evento ficaram entre os cinco melhores os trabalhos de Maria do Socorro Anício de Moraes, de Medicina, Josiene Aparecida de Souza, de Pedagogia, João Ricardo Santos Medeiros, de Química, Emanuel de Oliveira, de Ciências Biológicas, e do grupo de estudantes de Medicina, Caíque Meneses, Breno Ventura, Filipe Alves, Fábio Ferraz e Weberton Kley, que tiveram como orientadora a professora, Vanessa Rossinol.

 

Um dos trabalhos chamou a atenção pelo conteúdo e pela forma de pesquisa: o grupo de estudantes de Medicina abordou um tema delicado sobre um tumor intracraniano denominado Xantoastrocitoma Pleomórfico, geralmente associado a pacientes jovens. O curioso é que um dos integrantes da equipe acabou desenvolvendo esse tipo de tumor. Fábio Ferraz, de acadêmico também passou à “peça” de estudo, revelam os amigos.

 

“Passamos a registrar sintomas e comportamento do Fábio antes do período da cirurgia e depois, transformando as anotações em um estudo científico”, relata Caíque, que durante a cerimônia de entrega da premiação acabou sendo o porta-voz da equipe sobre os detalhes do estudo, posteriormente transformado em trabalho científico “para que pudesse ajudar outras pessoas, uma vez que esse tipo de enfermidade é considerada rara”, ele explica.

 

O coordenador de Extensão, professor José Aylton de Mattos, destacou o empenho dos cinco selecionados desta edição do ENIC. “Sabemos que muitos jovens enfrentam dificuldades para conseguir estudar, mas nem por isso deixam de correr atrás do seu sonho e esses cinco trabalhos selecionados representam a confirmação de que acreditar e buscar o sonho vale a pena”, enfatizou, elogiando ainda a presença da professora Vanessa Rossinol como “incentivadora dos estudos científicos”.

 

A entrega dos certificados de premiação foi feita pelo pró-reitor, professor Joaquim Felício Júnior. “É gratificante saber que temos jovens que acreditam que o conhecimento científico pode ajudar a transformar a sociedade”, concluiu.

 

unec




Loading Facebook Comments ...

insta media tv supercanal