Postado por: Raquel Borsari em 25/jul/2018 |

Prefeitura responde e comunica que pacientes do terceiro turno de hemodiálise terão transporte de ida e volta no tratamento

Resolvido

Em resposta ao questionamento realizado pelo jornalismo do Super Canal nesta quarta-feira (25/07), a “Prefeitura de Caratinga comunica, em nota, que a partir de agora os pacientes do terceiro turno terão o transporte para ida e para volta”.

Conforme mostrado em reportagem exibida nesta quarta-feira, pacientes do terceiro turno de hemodiálise continuavam enfrentando problemas no deslocamento para o tratamento na Clirenal, já que o transporte de responsabilidade do município somente levava e não buscava.

A nossa equipe mostrou a realidade dos pacientes. Assista à reportagem completa: https://www.youtube.com/watch?v=Nzo1GiszzC4 Os pacientes entram no terceiro turno da hemodiálise às 16h30 e deixam a clínica por volta das 21h e enfrentam transtornos.

Esta foi a segunda reportagem realizada neste ano. No mês de março, os pacientes já haviam relatado o problema e solicitado uma providência por parte do poder executivo. Reveja: http://portal.tvsupercanal.com.br/?p=65190

Em nota enviada ao Super Canal, naquela época, a prefeitura informou “”em nota, a Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece aos interessados que, todos os pacientes que fazem tratamento de hemodiálise, usufruem o direito ao transporte, conforme rege a Lei 2.705 de 10 de julho de 2002. A ressalva que melhor explica esta questão de casos em que transporte apenas leva e não traz, é que o serviço é disponibilizado de acordo com a condição física de cada paciente. Os pacientes do terceiro turno são divididos em três grupos: os mais debilitados fisicamente, que são conduzidos por uma Kombi; os de gravidade média, que são conduzidos por um ônibus a serviço da saúde; e os menos debilitados fisicamente, que recebem um cartão, que é recarregado mensalmente para poderem ir e vir em ônibus de linha. Estamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas futuras”.

Os pacientes contestaram o parecer da Prefeitura. Reveja: https://www.youtube.com/watch?v=qeOx4hs4-u8&t=259s

Na edição do Hora de Notícia desta quarta-feira, o jornalismo do SC explicitou sobre a referida Lei sancionada em 09 de julho de 2002 que dispõe sobre a gratuidade nos transportes coletivos às pessoas portadoras de doença renal crônica e aos transplantados. Um benefício conquistado e que não diz respeito ao transporte para o tratamento.

Nesta quarta-feira, dia 25, conforme informação repassada pela Prefeitura de Caratinga o problema será resolvido, garantindo então aos pacientes do terceiro turno o transporte de ida e volta.

Sequência 68 Sequência 68_1Sequência 68 Sequência 68_1

 




Loading Facebook Comments ...
 





    

insta media tv supercanal