Postado por: Raquel Borsari em 11/nov/2013 |

Recanto dos Idosos: histórias de vida que emocionam e surpreendem

Entidade será beneficiada pelo Natal Solidário 2013

A cada visita do Super Canal ao Recanto dos Idosos, novas histórias, surpreendentes e emocionantes. Por trás de cada rosto ali presente, rostos que refletem as marcas deixadas ao longo do tempo e da vida, um passado repleto lembranças. Experiências ora tristes, ora felizes. Esta é Elzira Martins Pereira, de 84 anos, há oito no Recanto dos Idosos.  Lá, todos a chamam carinhosamente de “Mocinha”.  Ela carrega consigo uma forte relação com uma fotografia antiga. O retrato mostra a imagem do filho adotivo de Elzira, que já faleceu. Mocinha contou que ele se chamava José Franco, o “Zé”. Ela disse que o encontrou abandonado no meio do lixo, em Entre Folhas, cidade onde morou por um bom tempo.

Sequence 01_1 Sequence 01_2

 

 

 

 

 

 

Devido à idade bastante avançada, Mocinha, que é natural de Dom Cavati, não soube explicar ao certo como o filho adotivo morreu. Durante conversa, ela chegou a beijar e benzer a fotografia de José Franco. Segundo cuidadores dos idosos, Elzira guarda a foto bem pertinho da cama dela.  Mocinha tem um grande amor e carinho pelo filho e não esconde o tamanho da falta que ele faz à sua vida.

À procura de mais histórias, também conhecemos José Adão, de 68 anos. Ele vive no Recanto dos Idosos há cerca de dois anos. Seu José tem bastante dificuldade para enxergar.

Sequence 01_3 Sequence 01_4

 

 

 

 

 

 

 

Ele sofre de uma doença chamada Glaucoma, que tem como consequência o comprometimento visual, e caso não for tratada adequadamente, pode levar à cegueira. Quando chegou ao asilo Pastor Geraldo Sales, Seu José já estava com a doença em um estágio bem avançado, havia perdido boa parte da visão. O maior sonho dele é voltar a enxergar como antes.

Perto de Seu José, deparamos também com Onofre Dias, de 56 anos. Há sete ele está sob os cuidados do Recanto dos Idosos. Lá, Seu Onofre é conhecido pela alegria e o bom humor que leva às pessoas que vivem ao seu redor. A gente é capaz de rir apenas com suas boas gargalhadas.

Sequence 01_5 Sequence 01_6 Sequence 01_7

E tem mais, além de bem humorado, descobrimos que Seu Onofre também tem fama de “namorador”.  Ele gosta de paquerar e namorar e admite, dizendo que até vai se casar de novo. Essas foram às pequenas das muitas histórias de vida do Recanto dos Idosos, que preencheram mais uma página da Campanha Natal Solidário 2013 do Super Canal. Os três grandes personagens desta reportagem são os idosos de hoje, jovens de ontem, e que representam o idoso que nós seremos amanhã.

 




Loading Facebook Comments ...

insta media tv supercanal