Postado por: Raquel Borsari em 14/maio/2018 |

Escola Princesa Isabel recebe apresentação do projeto Cidadão Consciente do Foro Eleitoral

O projeto tem o objetivo de promover cidadania e mostrar a importância do jovem no processo eleitoral

O projeto Cidadão Consciente do Foro Eleitoral tem como público-alvo os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio de escolas estaduais. A Escola Estadual Princesa Isabel, em Caratinga, uma das participantes, foi a primeira a receber a apresentação do projeto lançado durante em 16 de abril, no Salão do Júri do Fórum de Caratinga.

O projeto tem o objetivo de promover cidadania e mostrar a importância do jovem no processo eleitoral. 18 escolas de 11 municípios que abrangem as Zonas Eleitorais de Caratinga participam do projeto. Todas as escolas participantes receberão palestras que abordam assuntos como a Justiça Eleitoral e seus serviços e atribuições, os sistemas eleitorais, a participação consciente dos eleitores e a urna eletrônica. As palestras fazem parte da primeira das seis etapas do projeto.

A segunda etapa do projeto Construindo Cidadania consiste na realização de um concurso literário. Cada uma das 18 escolas participantes vai selecionar as 3 melhores redações. As 54 redações selecionadas farão parte do primeiro livro “Construindo Cidadania”. E, as três primeiras colocadas eleitas pela Academia Maçônica de Letras do Leste de Minas (AMLM) serão premiadas.

Os três primeiros lugares receberão troféus e um exemplar do livro. O aluno classificado em 1º lugar também receberá uma bolsa para um dos cursos de extensão do Unec (Centro Universitário de Caratinga). O texto deve conter de 15 a 30 linhas e o prazo final para entrega dos textos pelos alunos para as escolas é até meados de junho.

Os alunos devem desenvolver uma redação com o tema “Voto e Cidadania”. O aluno poderá abordar, por exemplo, sobre a importância do voto e de como ele pode mudar a história das pessoas, das cidades, do estado e do país.

Os autores dos 54 três textos selecionados pelas escolas participantes também vão receber além de um exemplar do livro, o “Certificado de Participação no Concurso Literário do Foro Eleitoral de Caratinga”. O certificado será assinado pelos parceiros do projeto: 6ª Superintendência Regional de Ensino (SRE), Academia Maçônica de Letras, Lions Clube Caratinga Itaúna, Loja Maçônica Obreiros de Caratinga e a FUNEC (Fundação Educacional de Caratinga).

As demais etapas do projeto consistem na correção e escolha das três melhores redações, editoração, impressão e lançamento do livro e entrega da premiação aos alunos. O regulamento do primeiro concurso literário do Foro Eleitoral pode ser acessado no site da Regional de Ensino de Caratinga. (http://srecaratinga.educacao.mg.gov.br/).




Loading Facebook Comments ...
 





    

Banner-Super-Canal

santamonica1foto1 (1)favenicdsl