Postado por: Raquel Borsari em 15/maio/2018 |

A influência da brincadeira no saber

Escola Estadual Dom Cavati realiza 1º Torneio Pega-Pergunta de História, que desenvolve a aprendizagem através do lúdico

Acontece na Escola Estadual Dom Cavati, em Ubaporanga, o projeto ‘Aprendendo História Brincando: Pega-Pergunta de História’. A iniciativa tem como objetivo introduzir ou aperfeiçoar o uso de jogos educacionais nas aulas de História dos professores envolvidos na proposta, com turmas de Ensino Fundamental II.
 
A proposta de introduzir jogos educacionais de História na escola teve suas origens no ano passado quando o professor Rosemberg de Oliveira apresentou e testou os primeiros jogos de História de sua autoria. A experiência foi positiva e, agora, surgiu a oportunidade de estender o projeto aos demais professores de História da escola, o que possibilita a troca de experiências, de interação entre mais alunos, da dinamização de aulas de História e criação de novos jogos educacionais da disciplina ou até mesmo de outras disciplinas.
 
O projeto é desenvolvido em forma de competição entre turmas dos 6º anos da escola. Os estudantes jogaram entre si, na quadra da escola. Cada jogo conta com duas equipes formadas por 10 jogadores e tem dois tempos de 20 minutos cada. As perguntas utilizadas durante os jogos foram elaboradas pelos professores de História envolvidos no projeto e têm como tema os assuntos trabalhados em sala de aula durante o 1º bimestre.
 
Por muito tempo a disciplina História foi atrelada a ideia de decorar datas e nomes de grandes personagens históricos. Mas a aula de História perpassa essa concepção e pode ser uma das mais interessantes para a nova geração de alunos nesse mundo conturbado utilizando apenas recursos metodológicos simples e alternativos. O uso do lúdico pode ser uma boa oportunidade para alcançar novos objetivos de aprendizagem em aulas da disciplina História. O jogo sempre desperta o interesse dos alunos e com ele vem o interesse pela aprendizagem, os motivos para estudar, o trabalho em equipe, a socialização e o espírito competitivo.
Sequência 12.00_21_54_27.Quadro001 Sequência 12.00_22_11_23.Quadro002 Sequência 12.00_22_33_16.Quadro003 Sequência 12.00_22_40_20.Quadro004 Sequência 12.00_22_48_08.Quadro005 Sequência 12.00_22_58_07.Quadro006 Sequência 12.00_23_34_11.Quadro007 Sequência 12.00_23_51_21.Quadro008 Sequência 12.00_24_00_25.Quadro009 Sequência 12.00_24_11_17.Quadro010 Sequência 12.00_24_23_04.Quadro011 Sequência 12.00_25_09_12.Quadro012 Sequência 12.00_25_22_18.Quadro013 Sequência 12.00_25_30_26.Quadro014 Sequência 12.00_25_47_09.Quadro015 Sequência 12.00_26_46_00.Quadro016 Sequência 12.00_26_58_07.Quadro017 Sequência 12.00_28_26_19.Quadro018 Sequência 12.00_28_55_14.Quadro019




Loading Facebook Comments ...
 





    

Banner-Super-Canal

santamonica1foto1 (1)favenicdsl