Postado por: Raquel Borsari em 10/maio/2018 |

Caratinga sedia maior encontro de capacitação de gestores da educação do Tribunal de Contas

Uma das finalidades do encontro é garantir uma gestão eficiente do dinheiro público para uma educação de qualidade

Caratinga foi uma das sete cidades escolhidas para sediar mais uma edição do maior evento de capacitação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Assim como no passado, a edição 2018 do Encontro Técnico – TCEMG e os Municípios teve como foco a área educacional. O tema: “educação, transparência e sustentabilidade da receita pública”.

O coordenador de capacitação, Henrique Lima, destacou que a educação continua sendo tratada neste encontro por ser um dos pilares da gestão do presidente do Tribunal de Contas, Cláudio Terrão. Uma das finalidades do encontro é garantir uma gestão eficiente do dinheiro público para uma educação de qualidade.

O encontro tem dois dias de programação composta por um ciclo de palestras. O evento teve início às 10h desta quinta (10). A palestra de abertura foi ministrada pela Naila Mourthe, coordenadora do Programa Na Ponta do Lápis. Um aplicativo para aproximar a comunidade escolar dos gestores da educação pública, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino.

Com ele, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas. Há perguntas sobre banheiros, biblioteca, laboratórios, material didático, quadras esportivas, refeitório, sala de informática, sala de aula e segurança.

Cristina Melo, procuradora do Ministério Público (MP) de Contas, órgão especial, que atua junto ao Tribunal de Contas, avalia de forma bastante positiva o aplicativo, que é mais uma ferramenta moderna para transformar a gestão das escolas mineiras em referência nacional. A participação de todos é fundamental.

A segunda palestra do primeiro dia de evento foi sobre o controle da oferta na educação infantil, uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que foi ministrada pela procuradora Cristina Melo.

Em 2017, cerca de 3.500 pessoas foram capacitadas nas 7 cidades mineiras que sediaram os encontros. O evento se encerra em Caratinga às 12h desta sexta (11). A próxima cidade a receber o encontro é Teófilo Otoni nos dias 24 e 25 de maio. Todos os inscritos no evento também recebem um certificado.

 

Sequence 60 Sequence 60_1 Sequence 60_2 Sequence 60_3 Sequence 60_4 Sequence 60_6 Sequence 60_7 Sequence 60_8 Sequence 60_9




Loading Facebook Comments ...
 





    

Banner-Super-Canal

santamonica1foto1 (1)favenicdsl