Postado por: Raquel Borsari em 09/jan/2018 |

Cágado resgatado por telespectador no Centro de Caratinga é levado para a Reserva Biológica Joãozinho da Matinha

Filhote de cerca de 10 dias de vida está sob os cuidados da bióloga Érica Nascimento

Um simpático filhote de cágado tem uma história inusitada. O animal foi encontrado por um telespectador atravessando uma das faixas de pedestre da Avenida Moacyr de Mattos, no Centro de Caratinga, próximo da TV Super Canal. Sem saber o que fazer, ele resgatou o animal e o entregou nos estúdios da TV, de onde foi levado para a Reserva Biológica Joãozinho da Matinha e está sob os cuidados da bióloga Érica Nascimento. O filhote ganhou um minilago só para ele e recebeu alimentação.

O cágado é tão pequenino que cabe na palma das mãos. A bióloga explicou que vários fatores podem ter levado a esse acontecimento na natureza, entre eles, o período chuvoso, a época de reprodução desses animais, que é de setembro a janeiro, e o desequilíbrio ambiental. Érica contou que nunca havia recebido uma espécie de cágado desse comprimento, medindo poucos centímetros. Pelo tamanho, a bióloga acredita que o cágado tenha aproximadamente dez dias de vida. Os cágados já nascem independentes, mesmo sendo tão pequenos e frágeis.

Assim que o cágado atingir um comprimento maior ele será solto em seu habitat natural. Os cágados fazem parte da classe dos répteis e são pertencentes à ordem dos quelônios, que também enquadra as tartarugas e os jabutis. Eles se caracterizam por ter o corpo protegido por uma carapaça ou casco, como também é conhecida. Ainda de acordo com a bióloga, devido ao seu tamanho ainda não é possível saber se o filhote é macho ou fêmea. O cágado é um quelônio de água doce e é um animal ovíparo, ou seja, que põe ovos para ter filhotes. A expectativa de vida desses animais é de cerca de 40 anos podem chegar de 35 a 40 centímetros de comprimento. Uma curiosidade sobre os cágados é que eles fazem a limpeza dos rios, conforme a bióloga.




Loading Facebook Comments ...
 





    

Banner-Super-Canal

santamonica1foto1 (1)favenicdsl