Postado por: Raquel Borsari em 22/dez/2017 |

Copasa inicia obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Caratinga para solucionar crise hídrica

Companhia irá captar água no Rio Preto, em Piedade de Caratinga, através de uma adutora de cerca de 7 mil metros, para complementar a vazão do Ribeirão do Lage em períodos de estiagem, se houver necessidade

A previsão é que as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Caratinga estejam concluídas em outubro do ano que vem. A implantação de cerca de 7 mil metros de tubos da adutora já foi iniciada. A adutora irá transportar água do Rio Preto, em Piedade de Caratinga, até a Captação de Água Bruta no Córrego do Lage. Esta foi a solução a curto e médio prazos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para a crise hídrica em Caratinga, onde a população enfrenta racionamento desde 2015.

O jornalismo do Super Canal visitou o local das obras, durante esta quarta-feira (20/12), juntamente com o gerente do Distrito Regional da Copasa, José Augusto Neves dos Reis. Ele esclareceu que não se trata de uma transposição, e sim de uma captação complementar. A captação de água no Rio Preto, para aumentar a vazão do Ribeirão do Lage, será feita pela Copasa, se houver necessidade, evitando o racionamento.

As obras estão sendo executadas pela Construtora Impacto 6, empresa vencedora da licitação. A ordem de serviço para a execução das obras orçadas em torno de R$ 5 milhões foi dada em 09 de outubro. José Augusto explicou que a adutora que está sendo construída com dois trechos e dois motores com 100 cavalos de potência irão bombear água do Rio Preto até a Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Salatiel, em Caratinga.

A adutora permitirá bombear até 100 litros de água por segundo, captados no Rio Preto através da tubulação, conforme autorização concedida para a Copasa. O gerente do Distrito Regional da Copasa garantiu que o abastecimento de água em Piedade de Caratinga não será prejudicado.

José Augusto informou ainda que a Copasa já iniciou estudos de viabilidade para a construção de um reservatório com a finalidade de reforçar o abastecimento de água em Caratinga. Dois possíveis locais para a construção de barragens estão sendo estudados pela companhia, segundo ele.




Loading Facebook Comments ...
 





    

Banner-Super-Canal

santamonica1foto1 (1)favenicdsl