Postado por: Raquel Borsari em 27/set/2017 |

Caratinga recebe etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura

Objetivo é divulgar as tecnologias e promover a troca de informações entre o setor

O município de Caratinga recebe nesta quinta-feira (28/9) mais uma etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas (Seapa) e da Emater-MG, em parceria com as prefeituras da região, além de outras instituições públicas e privadas.
Esta é a 17ª edição do circuito, que tem o objetivo de divulgar as tecnologias do setor e promover a troca de informações entre técnicos, empresários e agricultores para melhorar a qualidade do café, reduzir custos na produção e aumentar a renda dos produtores. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, participa da abertura do evento.
O Circuito Mineiro de Cafeicultura é realizado nas quatro regiões produtoras de café de Minas Gerais: Sul de Minas, Cerrado, Matas de Minas e Chapada de Minas. As etapas deste ano começaram em março e seguem até o mês de novembro, realizando mais de 30 eventos nas regiões produtoras.
A participação dos produtores é gratuita e as inscrições são feitas nos locais dos eventos. Nessa etapa serão abordados temas como a administração e a certificação de propriedades cafeeiras, a história do Café das Matas de Minas e a experiência do associativismo na cafeicultura do Sul de Minas.
Principal atividade agropecuária
O café é a principal atividade agropecuária de Caratinga. A atividade envolve 1,2 mil produtores rurais, numa área plantada de 7 mil hectares. Com produção de 12,5 mil toneladas, Caratinga se destaca como o principal produtor de café da região do Rio Doce. O município responde sozinho por 14% da produção regional.
Segundo o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Pedro Leitão, pela importância da atividade para a economia da região, é fundamental investir em tecnologias e na certificação da produção para garantir mercado e aumentar a renda com a atividade. “O Circuito Mineiro de Cafeicultura é um evento tradicional, já consolidado entre os cafeicultores do estado e cumpre essa função de extensão rural, que é levar tecnologias ao produtor, apresentar o que o há de novo e discutir as dificuldades de acordo com a realidade de cada região”, afirma.
Na etapa de Caratinga, serão abordados temas como a administração e a certificação das propriedades cafeeiras, a história do Café das Matas de Minas e a experiência do associativismo na cafeicultura do Sul de Minas Gerais.
O assessor especial de Café da Seapa, Niwton Moraes, irá ministrar a palestra “Administração de Propriedades Cafeeiras”. Ele vai falar sobre a necessidade do produtor adotar uma gestão moderna e eficaz de sua propriedade. Outras palestras ministradas por técnicos da Emater-MG.
Circuito Mineiro de Cafeicultura – Etapa de Caratinga
Data: 28/9/2017 (quinta-feira)
Horário: de 12h às 18:30h
Local: Centro de Convenções Prof. Júlio Caldeira – UNEC
Av. Moacyr de Matos, 49 – Centro – Caratinga/MG

Foto_cafezal

Lavoura Café

Pedro Claudio Leitao.png




Loading Facebook Comments ...
 





    

Banner-Super-Canal

santamonica1foto1 (1)favenicdsl