Postado por: Raquel Borsari em 05/jul/2017 |

Campanha Móvel da Fundação Cristiano Varella fica até sexta em Caratinga

Exames gratuitos de prevenção do câncer

Desde esta segunda (03/07), Caratinga recebe a Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer da Fundação Cristiano Varella. A Campanha segue até esta sexta-feira (07/07). Os exames de diagnóstico precoce e controle da doença são realizados em consultórios médicos adaptados dentro de uma carreta e de um ônibus.

A enfermeira responsável pela Campanha Móvel, Elidiane Piller, informou à população caratinguense que estão sendo oferecidos exames gratuitos para prevenção de três tipos de câncer: PSAs (exame de sangue que detecta alterações na próstata), mamografias e preventivos do câncer de colo uterino (papanicolau).

O horário de atendimento da campanha é das 07h às 17h, na Praça da Estação. A campanha foi levada aos caratinguenses após uma parceria e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Para ter acesso aos exames, basta o usuário da rede pública municipal de saúde procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa, para fazer um cadastramento e o agendamento do dia e da hora. Os resultados estarão disponíveis posteriormente no posto de saúde onde o paciente fez o seu cadastro. Os pacientes serão comunicados sobre o resultado do exame.

Ao se dirigir ao posto de saúde para o cadastro, o paciente deve estar munido do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), documento de identidade e comprovante de residência. A enfermeira da Fundação Cristiano Varella explicou que caso o exame do paciente apresente alguma alteração, ele já será encaminhado para tratamento médico, no Hospital do Câncer de Muriaé.

O objetivo da campanha é promover informação e o diagnóstico precoce da doença, prevenção primária e secundária. Só este ano, a Campanha Móvel já passou por 20 localidades. A Fundação Cristiano Varella e a Secretaria de Saúde pedem a quem puder, para doar um quilo de alimento não perecível em troca do exame.

Os alimentos arrecadados serão doados para a Casa de Apoio da Fundação Cristiano Varella, inaugurada em 2006, para o acolhimento de pessoas de localidades distantes que vão à busca de tratamento e permanecem hospedadas gratuitamente.




Loading Facebook Comments ...
 





    

Banner-Super-Canal

santamonica1foto1 (1)favenicdsl