Postado por: Raquel Borsari em 05/maio/2017 |

Cartório Eleitoral de Caratinga realiza cadastramento biométrico

À medida que o eleitor comparece ao cartório eleitoral para solicitar um serviço, ele é submetido à biometria

O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. O Cartório Eleitoral de Caratinga iniciou o cadastramento biométrico ordinário, ou seja, não obrigatório. O juiz eleitoral, Anderson Fábio Nogueira Alves, explica que à medida que o eleitor comparece ao cartório eleitoral para solicitar um serviço, ele é submetido à biometria.

 

Sequence 02

 

Segundo o juiz eleitoral, os eleitores que forem até o cartório eleitoral para tirar o primeiro título de eleitor, solicitar a segunda via do documento ou requerer a transferência do título, por exemplo, já estarão sujeitos ao cadastramento biométrico.

O procedimento consiste em tirar uma fotografia, coletar as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor e colher uma assinatura digitalizada. Até o momento, 13,47% do eleitorado (17.737 eleitores) que compõem as duas zonas eleitorais (71ª e 72ª) já fizeram o cadastro biométrico. E, em Caratinga, 6.400 eleitores (10,30%) já foram cadastrados por meio da biometria.

 

Sequence 02_3 Sequence 02_1 Sequence 02_2

 

Dos 11 municípios que fazem parte das duas zonas eleitorais, 100% do eleitorado do município de Córrego Novo (72ª Zona Eleitoral) são cadastrados por meio da biometria. No fim do ano de 2015, aquela cidade passou pelo recadastramento biométrico obrigatório.

Para fazer a biometria, o eleitor deve estar munido de um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, passaporte ou CNH, acompanhado por outro documento contendo filiação e nacionalidade); comprovante de residência (com mais de três meses e menos de um ano); e comprovante de quitação com o Serviço Militar no caso de homens entre 18 e 45 anos, que forem tirar o primeiro título.

Ao cadastrar a biometria, um novo título com o mesmo número é entregue na hora ao eleitor, com uma diferença: a parte superior direita do documento vem impresso “cadastramento biométrico”, indicando que ele já está inserido no cadastro.

O recadastramento biométrico é importante para o cruzamento de dados do cadastro nacional de eleitores e tem como objetivo garantir mais segurança ao processo eleitoral. O cartório eleitoral fica na Rua Antônio Cimini, 151, no bairro Santa Zita, e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.




Loading Facebook Comments ...
 





    

Banner-Super-Canal

anunciosantamonica150foto1 (1)