Postado por: Raquel Borsari em 20/abr/2017 |

Dia do índio: engenheiro compartilhar a experiência de conhecer comunidades indígenas de dois municípios do Leste de Minas Gerais

A cultura e os costumes de tribos de Açucena e Carmésia

Criado pelo ex-presidente Getúlio Vargens, em 1943, o Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril, completa 74 anos. No Brasil atual, a data tem motivo a mais para comemorar. Ela faz um convite a você para pesquisar, conhecer e combater o preconceito contra as populações indígenas. Recentemente, o engenheiro ambiental e sanitarista, Vinicius, viveu a experiência de conhecer comunidades indígenas de dois municípios do Leste de Minas Gerais: Açucena e Carmésia. Em entrevista ao Super Canal, ele compartilhou um pouco desta experiência única e enriquecedora.
 
Nos registros fotográficos de Vinicius, cada foto traduz a cultura e os costumes dos índios. A oportunidade aconteceu ano passado durante a realização de um projeto de saneamento básico. Vinicius contou que as comunidades indígenas de Carmésia são bastante urbanizadas, diferente da Aldeia Gerú Tucunã, composta por índios da etnia Pataxó, em Açucena e destacou a importância de conhecer outras diferentes culturas.
 
O contato com essas comunidades indígenas, segundo o professor e coordenador do Curso de Engenharia Ambiental, Leopoldo Loreto, surgiu depois que o Unec (Centro Universitário de Caratinga) venceu uma licitação para realizar 73 Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) em municípios abrangidos pela Bacia do Rio Doce.
2º Seminário (1) 2º Seminário (4) 2º Seminário (12) 2º Seminário (15) 4º Seminário DSCN1959 Entrevista de Percepção sobre Saneamento Comunidade Imbiruçu (2) Comunidade Imbiruçu (3) Comunidade Imbiruçu Encontro das Águas (2) Encontro das Águas




Loading Facebook Comments ...
 





    

Banner-Super-Canal

santamonica1foto1 (1)favenicdsl