Postado por: Raquel Borsari em 08/jul/2015 |

Ampliação da consciência e relacionamentos efetivos

Com a psicóloga Eneide Caetano

 Nesta semana a psicóloga, Eneide Caetano, destaca o significado da ampliação da consciência e como ela evolui para percebemos a nova realidade dos relacionamentos afetivos.
 
A consciência é a parte conhecida da psique. Ela surge aproximadamente a partir dos 3 anos de idade e seu desenvolvimento ocorrerá, em condições naturais, por toda existência do indivíduo. Porém sua ampliação ocorre quando buscamos conhecer os conteúdos vindos do inconsciente pessoal e coletivo, ou seja, quando vivenciamos nossa totalidade e integramos seus conteúdos à consciência, isto leva à noção de quem realmente somos e da percepção de uma realidade abrangente.
Para a Psicologia Analítica, na concepção de Jung, uma pessoa já nasce como um “todo”. Sua tarefa durante a existência é desenvolver este “todo” essencial, até levá-la a um nível maior de coerência, diferenciação e harmonia expandindo sua consciência. Desta forma os relacionamentos afetivos se tornam mais harmoniosos, completos e saudáveis, pois deixamos de cobrar do outro o que desenvolvemos em nós mesmos, enriquecendo nossa natureza e consequentemente nossos relacionamentos e assim passamos a VIVER MELHOR!




Loading Facebook Comments ...
 





    

Banner-Super-Canal

anunciosantamonica150foto1 (1)