Postado por: Raquel Borsari em 06/jun/2014 |

Membros do Compac visitam obras de restauração da Igrejinha São João

Obras devem terminar em outubro deste ano

A Igrejinha São João aos poucos está sendo restaurada. As obras orçadas em quase R$ 77 mil e custeadas pelo Fundo Municipal de Patrimônio Cultural – com recursos provenientes do ICMS Cultural – devem terminar em outubro. Ontem (05/06) os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, o Compac, e representantes da Igreja Católica fizeram uma visita técnica à Igrejinha São João, para discutir propostas a fim de dar utilidade ao bem tombado.
Quadro isolado 2 Quadro isolado 6

“Tentar uma ou duas vezes por mês sediar uma missa aqui, também estamos reunidos para tentar através do ICMS Cultural, trazer uma oficina de coral ou quem sabe um ponto de internet onde a sociedade possa entrar, acessar e fazer seus trabalhos. Também estamos fazendo um acompanhamento técnico de como está a execução da obra. Então, nosso intuito é dar vida à Igrejinha. Porque se passar do tempo e ela não tiver uma utilidade, se deteriora por conta disso”, afirmou João Paulo, presidente do Compac.

Considerada cartão postal da cidade e localizada à Rua Major Carlos Teixeira, Centro de Caratinga, a Igreja São João foi construída em 1867 e tombada como Patrimônio Histórico e Cultural em março de 1998. A reforma da Igrejinha contempla a restauração de toda a edificação, incluindo piso, paredes e telhado. Ao aprovar o projeto de restauração do imóvel, uma das exigências do Compac, que é responsável por fiscalizar as obras, foi preservar ao máximo as características originais da Igrejinha.

As obras de restauração também devem seguir as recomendações do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. A empresa responsável pela restauração que foi contratada é a Emast – Engenharia, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Segundo a empresa, algumas peças de madeira já foram substituídas. A troca desse tipo de peça exige bastante cautela.

De acordo com a história local, a Igrejinha São João possui estilo missionário jesuítico com forma retangular e um salão que serve ao mesmo tempo de capela. Apresenta construções de taipa, com telhas de cumbuca e porta almofadada. Foi construída com madeiras encontradas na região.

 

Quadro isolado 3 Quadro isolado 4 Quadro isolado 5 Quadro isolado 7 Quadro isolado 8 Quadro isolado 9

 




Loading Facebook Comments ...

insta media tv supercanal